28 outubro 2008

Já não há desculpas para não dar a melhor segurança ao seu filho

Governo reduz o IVA das cadeirinhas

As cadeirinhas e assentos para tranporte de crianças no automóvel vão passar a ter uma taxa de IVA de 5 por cento, segundo a proposta de Orçamento de Estado para 2009. A APSI (Associação para a Protecção e Segurança Infantil) saúda a medida, que há muito defendia, e considera que esta terá ganhos visíveis inegáveis a nível social e económico.
«A nova realidade terá impacto nos orçamentos familiares e irá desencorajar o uso de sistemas antiquados ou em segunda mão, promovendo assim mais segurança através do uso de cadeirinhas adequadas a cada caso e de maior qualidade», pode ler-se documento que a APSI emitiu no dia 16 de Outubro, após o anúncio desta medida.
A redução da taxa de IVA contribuirá, segundo a APSI, para a redução da mortalidade em crianças e reduzirá os gastos do país em tratamentos e reabilitação. Nos últimos anos, a utilização de cadeirinhas triplicou e o número de crianças mortas em acidentes desceu para quase um terço. Para a APSI, falta agora que este tipo de equipamentos possa também ser considerado uma despesa dedutível no IRS.

Fonte: Pais&Filhos

Sem comentários: